sexta-feira, fevereiro 15, 2008

o filme

o filme

1)

hoje, quinta, interior fim do dia:

auãna:

auãna está navegando no google earth, com uma lupa estilosa. passeia por copa, vira no arpoador, alcança ipanema. vai até são paulo, localiza a paulista, desce a augusta uma quadra. no mapa há um triângulo vermelho.

auãna se aproxima e diz num sobressalto:

"o triângulo augusto da babilônia!"

[sobe som de suspense, várias cenas, como filme de ação, som dolby, ritmo de trailler, a terra se aproximando, os olhos de auãna, cada vez mais de perto, a augusta ficando mais nítida, até vermos os carros e as pessoas de cima, onde em um dos pontos do triângulo vemos um boné vermelho, uma mão com uma bic sobre um bloquinho. fim de zum. estrondo de colisão]



2)

eneagá:

exterior, fim do dia, hoje, quinta:

corta para eneagá fumando, tranquilo na mesa de fora do bar rindo sozinho, com a bic na boca. e começa em off o que ele está escrevendo:



o sol escaldante de agosto não transforma esses transeuntes sem sombra.
intrépidos, seguem resignados neste grande fundo infinito.
natureza morta, still life people, que figuram
contentes em fatias do mercado, ávidos por aprender, apreender e agradar o cliente de sapato branco com sua navalha invisível. temerosos, como se não houvesse sombra,

como se não houvessem resíduos.
entrando em faculdades, ingressando em estágios, enchendo linguiça em currículos, editando portfólios, escolhendo entre publiças mais ou menos artísticas. fazendo institucionais [leia-se: publiça velada ou publiça interna ou publiça soft]

produtores paulistanos:
façam o pack shot suar,
com suas pistolas burrifadoras [trocadilho]!
chupa a referência
pega na tendência

enquanto o off fala o texto, eneagá desce a augusta, luzes, flair, putas, malokas e carcará que vem subindo do susi e grita

-eae, dosmeu!

3)

outrora, noite:

hermínia:

no caixa de uma casa de forró, o rabo de saia, hermínia murcha, dois casais na casa apenas.

pan para o ladoda torre:

ao lado, uma das últimas noites da antiga torre antes da casa fechar. vemos o bispo do lado de dentro do vidro embaçado.miltão do lado de fora. daibem, de jaquetinha jeans para na frente e diz: não vou entrar aí não, acabei de tomar banho. vemos as pessoas indo embora, o tempo passa rápido, as pessoas vão embora, a torre fechou, não só por que a noite acabou, mas porque o pessoal do psiu mandou.

pan volta para o rabo:

vemos bispo conversando com a hermínia na porta ao lado do miltão. os mesmos jovens da cena anterior estão no rabo. hermínia veste uma t shirt do pulp.o tempo passa acelerado, os jovens se vão, e o rabo fecha. mesma coisa que com a torre antiga.

pan volta para o lado da torre:

estão miltão e hermínia frente da torre quando chega carcará com a mesma roupa que estava quando encontrou eneagá na augusta. vemos que é hoje, quinta.

black, ouvimos the message, do grandmaster flash e começa uma abertura gráfica.

DA RISE AND FALL OF DA TOWER

4)

auãna:

abre um mapa desenhado da augusta, onde há um triângulo desenhado. bh lanches, monarca e charm. os três bares que formam o polígono bohêmio. guarda no bolso seu papiro e sai com sua monaretta.

toca torre de quinta instrumental. auãna brisando na rua, com os cabelos voando, ao mesmo tempo que eneagá está numa lan house da amazônia ouvindo a mesma música, agora com letra.

eneagá:

se emociona com a música e começa a lembrar das pessoas árvores, todo mundo árvore, todos felizes de estarem juntos árvores. e no final um deles diz, volta pra cá, precisamos de você aqui. corta para eneagá descendo a augusta, era um flash back.

auãna passa de bike.

acabam de passar os créditos de atores, produça, roteiro, direção, maquiage.

já é noite, eneagá entra num táxi, toca alpha fm

-mourato com cardeal.

a viagem é quase em tempo real e vemos o táxi chegando ao mesmo tempo que o carcará chegou e logo encosta auãna de bike, mas nem entra.